
No segundo semestre de 2022, a Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CEODS), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) realizaram um ciclo de formações sobre a Agenda 2030 para servidores das secretarias, autarquias, empresas públicas e demais entidades vinculadas ao Governo do Maranhão.
Dividida em dois módulos, a formação teve como objetivo disseminar os ODS no âmbito da administração estadual e aprimorar o processo de alinhamento da plataforma aos instrumentos de planejamento público.
O primeiro módulo, intitulado “Maranhão 2030: introdução aos ODS para servidores públicos”, foi realizado nos dias 17 e 18 de agosto.
Com as dinâmicas ministradas pelos docentes da UEMA Andrea Carmo, Ariadne Rocha e Itaan Santos e por Brenda Izidro, Superintendente da Agenda 2030 na Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais da Prefeitura de São Luís (SEMISPE), o módulo teve como temas: histórico e princípios da Agenda 2030 e os ODS; contexto socioambiental do estado do Maranhão; como vincular as ações dos servidores e dos setores aos ODS; planejamento de ações relacionadas aos ODS.
Já a segunda etapa foi realizada nos dias 20 e 21 de outubro, com foco nos servidores das Assessorias de Planejamento (ASPLAN) dos órgãos da administração estadual. As dinâmicas foram facilitadas pelo corpo técnico da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (SEPLAN), com o objetivo de aprimorar o alinhamento entre as ações e as subações de cada setor aos objetivos de metas contidos na Agenda 2030.
Além de serem apresentados os instrumentos de planejamento, a rotina de monitoramento e o processo de vinculação do Plano Plurianual (PPA) aos ODS, os técnicos da SEPLAN promoveram atividades práticas, no intuito de orientar o alinhamento entre a Agenda 2030 e os instrumentos de planejamento do Governo do Maranhão.